Origem das especies
Patos de Minas, Junho de 2009.
ARBORIZAÇÃO DAS CIDADES
Patos de Minas, junho de 2009.
1.DISCIPLINA Conteúdo da disciplina de Ciências para alunos de 5ª a 8ª Série do ensino fundamental
2. CONTEUDO
A arborização apresenta-se como um fator fundamental para o restabelecimento ou manutenção da qualidade de vida da população nos centros urbanos.
As árvores trazem benefícios socioambientais de extrema importância: colaboram para atenuar os efeitos da elevação da temperatura, atenuam os ruídos urbanos, melhoram a qualidade do ar, atraem pássaros e borboletas, embelezam as cidades com o aumento de áreas verdes e flores.
A arborização urbana é de vital importância, principalmente nos grandes centros urbanos. Com uma maior área verde na cidade, a temperatura é mais baixa, evitando as ilhas de calor, que se formam rapidamente em grande metrópoles com urbanização intensa, como São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, e Nova Iorque, Pequim, Bombaim, Cairo, Cidade do México, entre outras. Geralmente, as ilhas de calor formadas pela grande concentração de concreto, pela escassez de áreas verdes e pelo elevado nível de poluição (ocasionado, na maioria das vezes, pelos veículos que circulam pela cidade), concentram-se na região central das metrópoles, onde se encontram o centro financeiro, vários edifícios, e uma enorme frota de veículos. Portanto, a arborização é de grande importância para a população de uma cidade, pois melhora a qualidade do ar, reduz a propagação do som, e diminui, em cerca de 10%, o nível de material particulado.
Arborização urbana diz respeito aos elementos vegetais de porte arbóreo, dentro da cidade.
As árvores além de terem a função de embelezar o meio ambiente, as árvores protegem lavouras contra os ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos