Origem Das Calculadoras Mec Nicas E Ele Hellip
304 palavras
2 páginas
Origem da calculadora mecânicaEm 1623 Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora mecânica e assim, tornou-se o pai da era da computação. Como sua máquina utilizava técnicas como engrenagens inicialmente desenvolvidas para relógios, ela foi também chamada de ‘relógio calculador’. Ela foi colocada em uso prático por seu amigo Johannes Kepler, que revolucionou a astronomia. Inventou numerosas máquinas, como por exemplo uma para o cálculo de datas astronômicas e outra para gramática hebraica.
Schickard é considerado como o primeiro a construir uma máquina de calcular mecânica (utilizada por Johannes Kepler) capaz de realizar as 4 operações básicas. Foram encontradas algumas cartas suas enviadas a seu a amigo Kepler em 1624, acompanhadas de vários esboços, onde explica o desenho e o funcionamento de uma máquina que havia construído e que que chamou de “relógio calculador”. Explicava nela que havia mandado construir um exemplar da máquina para ele, mas que fora destruída em um misterioso incêndio noturno ocorrido em sua casa, juntamente com alguns outros pertences. Morreu acometido de peste em 24 de outubro de 1635.
Origem da calculadora eletrônica
Jack Kilby (1923-2005), ganhador do Nobel de Física de 2000, inventou o circuito integrado em 1958 juntamente com Bob Noyce (1927-1990), um dos fundadores da Intel. Em 1967, 20 anos depois da criação do transistor, Kilby quis demonstrar o potencial de miniaturização dos circuitos integrados e construiu uma calculadora eletrônica portátil, o primeiro modelo de mesa, Anita Mk VIII, foi lançado em 1962. O primeiro modelo usava uma bateria de prata-zinco e imprimia o resultado numa pequena fita de papel. Apesar de ter sido patenteado em setembro de 1967, só passou a ser produzido para comercialização em abril de 1970, quando a Texas Instruments lançou o produto no Japão em associação com a Canon. A calculadora, batizada de Pocketronic, custava 400 dólares.