Origem da vida
Se os organismos são gerados a partir de outros, como se originou o primeiro organismo?
Há pelo menos 2 hipóteses propostas para responder à pergunta sobre a origem dos seres vivos na Terra:
1. Origem por criação divina (criacionismo) é a mais antiga das hipóteses sobre a origem da vida e tem forte cunho religioso, sendo até hoje aceita por fiéis de várias religiões. Na década de 1970, floresceu, principalmente nos Estados Unidos da América, o chamado "criacionismo científico", com muitos adeptos. Segundo essa corrente, a Terra surgiu há apenas alguns poucos milhares de anos e os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade, mantendo sua forma original até hoje. Os cientistas apontam evidências contra duas idéias dessa corrente: os dados sugerem fortemente que a Terra se formou há muito mais tempo, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, e os seres vivos mudam ao longo do tempo, ou seja, eles evoluem.
Apesar de muitas evidências que corroboram a evolução, o criacionismo científico é aceito por muitos até hoje.
2. Origem por evolução química
A vida deve ter surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, formando substâncias cada vez mais complexas, que acabaram se organizando de tal modo que formaram os primeiros seres vivos. Essa hipótese foi inicialmente formulada de forma independente na década de 1920 pelos cientistas: Aleksander Ivanovitch Oparin, bioquímico russo, e John Burdon Sanderson Haldane, biólogo inglês. É a corrente mais aceita pelos cientistas.
. Nas condições da Terra atual não há mais possibilidade do surgimento dos seres vivos a partir da matéria bruta, como propunham os adeptos da abiogênese.
Acredita-se que toda a matéria que compõe o Universo atual estivesse comprimida em uma esfera extremamente pequena e que há cerca de 18 bilhões de anos essa esfera teria explodido, expandindo a matéria e formando de uma só vez todo o Universo.
Essa grande explosão é denominada