Inclusão das crianças no desenvolvimento sustentável
Trabalho em Grupo - TG
2º Bimestre
Alunos:
Dayana
POLO JABAQUARA
2013
Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro:
A escola tem um importante papel na formação dos cidadãos, afinal, ela é o espaço de informação e formação de valores e conhecimentos.
Incluir a educação ambiental no mais baixo nível escolar, ou seja, na educação infantil, irá desenvolver desde cedo o espírito crítico, ensinar o que é o consumo consciente e boas práticas ecologicamente viáveis. Mas para formar alunos críticos é preciso ir além das essenciais “regras” que estão nos livros: “não desmate”, “não polua”, “economize água”. Tem que ensinar medidas e atitudes que podem ajudar a diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. É necessário também, desenvolver desde cedo nas crianças habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir o futuro.
Conscientizar as crianças assim que elas começam sua vida escolar, sobre como cada uma deve fazer sua parte para melhorar o meio onde vivemos, tornara-las multiplicadoras desse conhecimento e elas levarão esses ensinamentos para dentro de seus lares, fazendo com que todos ao seu redor (pais, avós, tios, familiares em geral e amigos) reflitam sobre a questão. Isso promoverá mudanças de paradigmas, fazendo surgir então uma nova sociedade mais consciente, uma geração mais preocupada com o futuro, que saberá que o desenvolvimento econômico e humano dependerá dessa preservação e que se nada for feito o planeta entrará em colapso.