Origem da Vida
Etapas da origem da vida
Abiogênese: teoria segundo a qual, seres vivos surgiam da matéria sem vida. Ex.: acreditavam q de um pano sujo com caldo de carne por exemplo, poderia gerar moscas.
Biogênese: é o contrario da abiogênese. Através de experimentos simples, feito por alguns cientistas como Pasteur, consegui-se provar que os seres vivos só surgiam de outros seres vivos. Não tinha como a vida surgir da matéria bruta, não viva.
Criacionismo :é a crença religiosa que diz que Deus que criou tudo.
Panspermia: Diz que a vida tem origem terrestre
Teoria de Oparin
Coarcevados:conjunto de moléculas orgânicas envoltos por molécula de água.
Atmosfera primitiva:
Condições da terra primitiva:
A Terra era uma bola de fogo no meio do Universo, com uma atmosfera cheia de CO2 e quase nenhum oxigênio, visto que no começo a vida não existia. Então, houve um época repleta de tempestades, muita chuva e muitos raios, o que formava a argila, que tem a propriedade de repelir algumas substâncias. Com isso, elementos essenciais à vida foram se juntando, em especial as proteínas. Logo, se formou o RNA e posteriormente, o DNA (Ácido Desoxirribo Nucleico), com a possibilidade de se multiplicar com o fator herança gênica, o que deu início à vida como conhecemos.
Experimento de Pasteur: Pasteur pegou um recipiente de vidro q tinha gargalo com formato de pescoço de cisne, ele colocou um caldo nutritivo dentro e ferveu, matando as bactérias, o vapor d'agua se condensou e acumulou no gargalo do recipiente, isso impossibilitou a troca de resíduos do meio externo com o interno, assim bactérias não entram e nem saem e o caldo não estragava.
Pasteur deixou esse caldo por alguns dias dentro do recipiente e observou que não aparecia larvas, após passar esse tempo ele quebrou o gargalo do recipiente, permitindo a troca de resíduos entre o caldo e o ar, em poucos dias o caldo estragou, e após um tempo, apareceram larvas.
Com essa experiência Pasteur provou que