Origem da Filosofia
A palavra filosofia significa literalmente amor ou amizade pela sabedoria. A filosofia tem objetivo principal estudar as inquietações e problemas da existência humana, sempre com a realidade em mente. A filosofia também diferencia as varias formas de manifestação das vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião tentando explicar cada uma delas. A filosofia surge na Grécia antiga que é chamada de ‘’o berço da filosofia ocidental’’.
Filósofos da natureza:
As pirâmides gregas filosóficas são normalmente chamadas de filósofos da natureza, pois seus principais interesses são sobre a natureza, um exemplo disso são os gregos que dizem que sempre existiu alguma coisa , ou seja, eles não queriam saber como tudo surgiu de uma hora pra outra, eles na verdade queriam saber como a terra se transformava em arvore ou como a água se transformava em peixes e algas marinhas e também em como um bebê poderia simplesmente sair de uma mulher.
Porque os filósofos pré Sócrates e são chamados de filósofos da natureza?
Eles escolhiam temas relativos ao funcionamento natural e tentavam explicar como isso acontecia, ou seja, eles filosofavam o funcionamento da natureza em quanto Sócrates filosofava como funciona o ser humano.
Teoria do conhecimento:
A teoria do conhecimento, mais conhecida como epistemologia, é um dos ramos da filosofia onde as maiores preocupações são as naturezas e as limitações do conhecimento, ou seja, o que é conhecimento, como ele é adquirido pelo homem e coisas do gênero. Também se preocupa em conhecer a natureza daquilo que se conhece e como se conhece o conhecimento. Na Teoria do Conhecimento é comum vermos diferentes correntes filosóficas defendendo argumentos distintos quanto à questão do conhecimento, principalmente por que para conhecer é necessário um processo complexo que envolve habilidades diferentes do ser humano.
Ceticismo:
O ceticismo é uma corrente de pensamento filosófico que