Origem da cultura arquitetônica no Brasil
3° SEMESTRE
HISTÓRIA DA ARTE II
PROF. PLINIO
DENIS CARVALHO PESSOA – RA
LAÍS PELISSARI – RA 6238201880
ORIGEM DA ARQUITETURA URBANA NO BRASIL
A arquitetura desenvolveu a maior parte de sua história sob a inspiração europeia. Ao receber os conquistadores Portugueses ao Brasil, passou a integrar uma cultura nova.
O Brasil como bem a ser explorado com os olhos postado na Europa, a colonização e a formação de uma população nova no inicia flutuante mas crescente radicava.
Na cultura dos mais religiosos Europeus, evangelizar o povo do Brasil ( índios) era de muita importância. Paralelamente a Igreja patrocinou a construção de muitos colégios, hospitais e outras estruturas.
Os religiosos se distinguiam pela sua boa formação cultural, sendo muito deles artistas de primeira linha, acabaram praticamente por monopolizar os projetos de arquitetura de grande porte pelo menos até o século XIX, encarregando também pela decoração interna. Igreja de São Francisco (Ouro Preto ) um dos mais conhecidos Ícones arquitetônicos da arquitetura barroco-rococó do Brasil.
COMO SE TORNOU ECLETICO
Traços Neoclassicismo segundo padrões Frances primando pela regularidade e simplicidade de linhas e pela economia decorativa. No fim do século a elementos românticos e historicistas a um gosto renovado pela decoração abundante formando-se uma fértil cota eclética que deixou grande número de imponentes edifícios nas maiores capitais e se disseminou até entre mais distantes povoados.
O Neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó, cultuava principalmente a razão, ordem, clareza e a pureza, atributos relacionados ao movimento iluminista, sendo essa época nomeada por alguns como a" Era da Razão"
O espírito iluminista, recorre as formas da arquitetura por dois principais motivos : A correspondência com os modelos da arquitetura antiga, Grega e Romana, e