HISTORIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ARQUITETURA BRASILEIRA DE CARLOS LEMES
A arquitetura brasileira começou com o período colonial, isso se desconsiderarmos a simples arquitetura indígena. Com influencias europeias devido à colônia de exploração o brasil colonial foi desenvolvido na imagem da metrópole Portugal.
Após os anos de exploração, conquistadores portugueses se enraizaram na colônia Brasil cultivando uma cultura original. As arquiteturas brasileiras no começo não tinham compromisso estético, visavam antes a função, satisfação de necessidades básicas do que o luxo e o conforto. Com isso improvisamos materiais naturais e obtivemos algumas influencias dos indígenas. A cultura da colônia Brasil elitista era o “provisório”, onde se gastava o mínimo possível com tudo na colônia, pois Portugal era o “permanente”, onde era encaminhada toda a riqueza brasileira. Tal cultura era tanta que até mesmo os edifícios públicos, palácios e palacetes eram simples e acanhados se compararmos aqueles da metrópole portuguesa.
A arquitetura religiosa porem teve uma situação diferente da arquitetura civil. Para os europeus, a igreja católica era essencial, mas não somente para eles, os índios e posteriormente os africanos precisavam ser salvos por Cristo. Assim foram enviados vários messias da metrópole. A igreja patrocinou a construção de vários colégios e hospitais. Os missionários monopolizavam os projetos arquitetônicos até o século XIX pois se distinguiam pela boa formação cultural e habilidades artísticas. A região que concentrou a urbanização foi o litoral brasileiro, onde inclusive possui várias importantes e belas obras da arquitetura religiosa colonial. Nesta época havia a rivalidade entre as capelas das vilas interioranas sobre qual possuía a mais luxuoso interior. O estilo e espirito barroco predominou durante boa parte do período colonial e no final há traços do rococó.
O neoclassicismo brasileiro surgiu no final do século XVIII com grande influência francesa,