Oriente medio
É uma região rica em petróleo, tem um clima semiárido, em que a água é um bem disputado, diversidade étnica, religiosa e cultural dos povos. A região é a maior consumidora de armas do mundo.
Israel é um pequeno país (com pouco mais de 20 mil km²) situado no litoral leste do Mar Mediterrâneo. O país possui a economia e a tecnologia mais desenvolvidas do Oriente Médio. O governo israelense é o principal aliado dos EUA, do qual recebe substancial ajuda econômica, no Oriente Médio. A comunidade judaica nos EUA é maior do que toda a população de Israel.
História: Acredita-se que o povo judeu (Hoje conhecido como israelense) tenha origem em grupos nômades, habitantes da Mesopotâmia, que teriam rumado para a região da Palestina por volta de 2000 a.C. No fim do século XVII a.C., migram para o Egito, onde são feitos escravos. Após retornarem do cativeiro, as tribos judaicas reconquistam a Palestina e se unificam sob o comando de Saul, por volta de 1029 a.C.. Davi o sucede, em torno de 1000 a.C., e expande o território de Israel, que alcança o apogeu sob Salomão, entre 966 a.C. e 926 a.C. Após sua morte, um período de crise põe em xeque a sobrevivência da nação judaica, conquistada por vários povos – babilônios, assírios, persas, gregos e romanos. Em 70, o general romano Tito destrói Jerusalém. Expulsos de seu território, os judeus dispersam-se pelo mundo, no segundo momento da diáspora judaica – o primeiro se dera com a invasão de Jerusalém, em 586 a.C., pelo imperador babilônio Nabucodonosor. Em 636, os árabes ocupam a Palestina e convertem a maioria dos habitantes ao islamismo. Após sucessivas invasões, a região é incorporada ao Império Turco-Otomano, de 1517 a 1917.
A Palestina é ocupada pelo Reino Unido no fim da