oriente medio
Após a interferência norte-americana no Irã, quando a CIA derrubou o primeiro-ministro Mohammad Mossadegh, eleito democraticamente, para colocar xá em seu lugar, o ódio do povo foi enorme.
Xá nada mais era que uma marionete dos americanos, dava o petróleo que pertencia ao povo do Irã para a grande potencia americana, deixando o povo passar fome enquanto ostentava com a burguesia. Um sunita não praticante, impôs um regime que forçou a ocidentalização e isso revoltou os xiitas tradicionalistas do Irã, mesmo aqueles que gostavam da ocidentalização eram contra o Xá, devido a imposição americana em seu pais. Ele reprimia e torturava as pessoas com a sua policia SAVAK.
Por dez anos Khomeini escrevia suas denuncias direto da França quando exilado, e agora ele volta.
Na primeira cena do filme mostra o momento, após a queda do Xá em 1979, em plena revolução islâmica, em que a Guarda Revolucionária com grande ódio exige a devolução do Xá, para que ele fosse julgado por seus atos e enforcado. O então presidente Jimmy Carter nega a demanda do Aiatolá Khomeini e não devolve o Xá.
Ele foi derrubado pelo povo, e fugiu levando o dinheiro e os deixando na miséria. Começou ai o regime de Aiatolá Khomeini, outra era opressora que se iniciava no Irã.
Após a invasão a Guarda Revolucionaria, se faz em torno de 60 americanos que estavam na embaixada de reféns, mas seis conseguem escapar. Esses que escapam encontram abrigo na casa do embaixador canadense, que os aceita e esconde.
Ao decorrer do filme vemos um numero enorme de pessoas nas ruas, protestos e mortes publicas. O Irã estava em total caos, os protestos contra os americanos e as criticas feitas na televisão para o mundo eram constantes.
Era questão de tempo que descobrissem os seis fugitivos, um funcionário da embaixada americana havia feito um livro com fotos de