os problemas ambientais na europa
Pagou ou não pagou imposto?
Mito ou realidade?
Tudo aconteceu no Bengo. Bengo é uma das 18 províncias que constituem Angola. Ela fica no norte do país com uma população estimada em 500 mil habitantes esta província dista cerca de 60 quilómetros da capital. E foi no Bengo onde nasceu o primeiro Presidente de Angola, o Dr. Agostinho Neto. Sua capital chama-se Caxito.
E o que significa CAXITO?
Segundo relato do velho Agostinho Paim, que antes teve um nome mais comprido Agostinho de Sousa Paím Neto, que lhe foi cortado pelas autoridades coloniais, quando cumpria prisão no campo de concentração de São Nicolau.
Nas terras desérticas do Namibe, deve o seu nome a um cidadão, caçador de profissão que abastecia de carne o que naquela altura não passava de um povoado.
O velho caçador vivia mesmo à entrada da actual cidade de Caxito e fazia a venda de carne. Como principal fornecedor da região, a sua casa era frequentada pela população das redondezas. Quando alguém ia à comprar de carne e fosse interpelado respondia sempre “nguia mu sumba caxito” vou comprar um pouco de carne e assim ficou o nome do então lugarejo que hoje se vai transformando numa cidade.
As autoridades coloniais tentaram mudar o nome da localidade, atribuindo-lhe a designação de vila Oledo. “O colono já queria mudar o nome de Caxito, para vila Oledo do Dande, mas os mais velhos não consentiram. Disseram que o nome não podia mudar. E assim continuou”, conta o velho Agostinho Paím.
Agora vamos ao assunto: O JACARÉ pagou ou não pagou imposto?
A cidade de Caxito, capital da província do Bengo, é célebre e conhecida em vários recantos do mundo porque na sua história se registrou um fato único, que se conheça, de um jacaré – um sudário que vive nos rios – foi pagar o imposto – obrigação fiscal anual dos habitantes – num gesto para intimidar o colonizador.
A versão mais conhecida da história, é apoiada pelas autoridades e certos sectores da população local, que o tal chefe de posto