continente europeu quadro natural e problemas ambientais
O relevo: mais de 75% das terras européias são planas. Em seu relevo, distinguem-se três unidades.
a.Maciços antigos: montanhas muito antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais – que separam a Europa da Ásia, a leste – e os Alpes Escandinavos.
b.Planícies centrais: localizadas na região central, possuem terras muito férteis.
c.Cordilheiras recentes: montanhas jovens e de elevada altitude: os Pirineus, os Cárpatos, os Apeninos, os Bálcãs e a Cadeia do Cáucaso.
Outra característica física que se destaca na Europa é seu aspecto recortado e irregular, devido ao grande número de penínsulas e arquipélagos e aos mares interiores.
O clima e as paisagens: tomando como base os aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões européias com características climáticas e formações vegetais bem definidas.
a.Europa do norte: nas latitudes superiores a 60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra.
b.Europa das planícies: destaca-se o clima temperado – oceânico e continental – que ocorre de maneira distinta no litoral e no interior. O primeiro é caracterizado por temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O segundo é mais seco que o oceânico e apresenta grandes variações de temperatura. A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias.
c.Europa do sul: as terras voltadas para o Mar Mediterrâneo apresentam médias térmicas mais altas da Europa , com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem