Orientações para professores de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Superintendência Técnico Pedagógica
Coordenadoria da Educação Infantil
ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR
APRESENTAÇÃO
Sabemos que as atividades das crianças são essencialmente lúdicas e não competitivas e têm como função primordial a descoberta do mundo que as rodeia. A criança se desenvolve brincando. Com base nas ideias de Platão e Aristóteles, utilizava-se o brinquedo na educação, associando a ideia de estudo ao prazer.
A recreação espontânea contribuirá para a aquisição de hábitos de disciplina, ordem e obediência, aprendendo as crianças a controlar seus impulsos, chegando ao conhecimento do direito alheio. O movimento e a música ajudam a criança a libertar tensões, além de elaborar o seu equilíbrio sua agilidade e senso de direção.
Acreditamos que as experiências propostas para o desenvolvimento das crianças são capazes de contribuir com professores e alunos no processo de construção de novos conhecimentos, pois possibilita a ação, a interação e a troca de experiências apontando para um ensino aliado à realidade do tempo/espaço tornado lúdico; transforma o processo de ensino e aprendizagem em algo dinâmico, funcional e significativo.
“O material didático nas mãos de um professor pode ter diferentes ações pedagógicas; dependendo de como é utilizado, o fazer pedagógico do professor é que faz a diferença. Ao interagir com o material didático, considerando a realidade de sua turma, cabe ao professor, através de suas leituras, perceber o significado de cada atividade proposta nas páginas do material e o que deve ser trabalhado antes de utilizar o mesmo”. Educação. Infantil com qualidade, Manual do Professor, p. 8.
As atividades sugeridas neste material possibilitarão que o professor desenvolva ações lúdicas que valorizem as interações e as brincadeiras. (Estes são eixos norteadores das Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil), favorecendo a relação