Soluções
A solução diluída é aquela que contém proporções relativamente pequenas de soluto, enquanto a concentrada contem proporções relativamente maior. Soluções concentradas são somente possíveis quando o soluto é muito solúvel.
Hidróxido de Sódio (NaOH)
Também conhecido como soda caustica, é um hidróxido caustico usado na indústria principalmente como uma base química na fabricação de papel, tecidos, detergente e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso domestico para a desobstrição de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gordura e sebo. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. Reage de forma exotérmica com a água produzindo eletrolise de uma solução aquosa de cloreto de sódio, sendo produzido juntamente com o cloro.
Advertências:
Ingestão – pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação – irritação com pequenas exposições danoso ou mortal em altas doces
Pele – perigoso. Os sintomas vão desde irritação leves ate ulceras graves.
Olhos – perigoso. Podem causar queimaduras, danos à córnea ou conjuntiva.
O hidróxido e sódio (NaOH) não e uma substância primaria (substancia de concentração conhecida), pois não apresenta as propriedades desta substancias que é pouca higroxópicas e não reagem com o dióxido de carbono. Devido a este fato, é inútil uma pesagem rigorosa de NaOH, pois não se conhece a sua composição exata, nem a quantidade de água, que este contem. Para a realização da experiência de preparação e titulação de hidróxido de sódio e necessário seguinte material: balança analítica, bico de bunsem, copo de titulação, copo de precipitação, bureta de 25mL, conta gotas, frasco de polietileno de 1L, funil de vidro, papel de filtro.
II – OBJETIVO:
Preparar soluções diluídas de hidróxido de sódio e calcular a concentração comum, molar e volume intermediário de hidróxido de Sódio.
III – MATERIAL E METADOS:
MATERIAL USADO