Orientação Profissional
Neste artigo temos como objetivo descrever a pratica de técnicas voltadas para a Orientação Profissional. Na interação com os adolescentes, foram utilizadas dinâmicas e objetos. Além de intervenções psicológicas em vários contextos diversos. A prática ocorreu em ambiente especifico e predeterminado. Procuramos abordar fatores voltados ao interesse desses adolescentes.
JUSTIFICATIVA
Propiciar a um grupo de adolescentes de baixa renda o conhecimento prático e teórico no que se refere ao mercado de trabalho. Oferecendo a esses adolescentes a oportunidade de debater temas específicos que lhe interessam voltados para a Orientação Profissional, ou que são importantes para a construção de sua identidade social, bem como promover o autoconhecimento por parte dos mesmos. Ajudando para que possam interagir socialmente. Desenvolvendo sua opinião crítica e construção do “eu”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Foram utilizadas quatro dinâmicas específicas; 1- É a minha cara; 2- Estagio X Emprego; 3- Entrevista comigo mesmo daqui a dez anos;4- Identificação por fotos. Os adolescentes se mostraram receptivos e participativos. Nosso breve encontro com os mesmos foi descrito por eles como esclarecedor. Incentivamos a interação e a troca de ideias entre eles. Alguns declararam se sentirem valorizados por serem ouvidos. Acreditamos que este fato enriqueceu sua visão do que é ser um “ ser social”.
Partimos do principio que o dialogo e o autoconhecimento são os principais fundamentos na formação da individualidade de cada um. Aliado as técnicas, usando de espontaneidade recíproca