Orientação profissional
INTRODUÇÃO
Promover o desenvolvimento das habilidades necessárias para o estabelecimento de relações interpessoais assertivas é o objetivo geral deste projeto. Estudos científicos indicam que a qualidade da comunicação e os padrões de relacionamento social interferem diretamente na produtividade e eficiência das organizações. Neste sentido, pretendemos colaborar para que os adolescentes atendidos pelo CREAS de desenvolvam competências que contribuam para o seu preparo para o trabalho, potencializando sua inclusão profissional e social.
A aproximação desta instituição (CREAS), com órgãos governamentais relacionados ao trabalho pode ser um meio de ampliar as possibilidades e o acesso destes jovens ao mercado de trabalho, posto que,
A referida oficina foi organizada em quatro módulos, a saber: Módulo 1 -, Autoestima e motivação individual; Módulo II - Relacionamento interpessoal, Competências interpessoais e Estilos de Liderança; Módulo III – Processos de Comunicação, Módulo IV - Trabalho em Equipe e Resolução de Conflitos. Os módulos poderão ser ministrados por profissionais e estagiários do CREAS. Cada módulo terá 2 horas de duração, podendo ser dividido em 2 períodos.
Na condução dos módulos utilizaremos as técnicas de aula dialogada e dinâmicas de grupo, procurando despertar a participação ativa dos adolescentes. Por fim, esperamos que o treinamento estimule a autonomia, a autoconfiança dos adolescentes e que facilite o estabelecimento das relações sociais assertivas em diversos contextos, cooperando para que os adolescentes se mantenham distantes da prática de atos infracionais.
PROPOSTA
MODULO I
AUTOCONHECIMENTO, AUTOESTIMA E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
OBJETIVO:
Estimular o autoconhecimento, desenvolver a autoestima, discorrer sobre a necessidade da motivação individual.
METODOLOGIA:
Inicialmente aplicaremos uma técnica de