Orientação para criar slides
1- Coloque no slide apenas o necessário.
Um dos erros mais comuns é a inserção de discursos inteiros na forma de blocos de textos nos slides de Powerpoint. Para piorar, muita gente ainda diminui o tamanho da letra para que o trecho caiba inteiro no slide.
2- O efeito no espectador é de distração, seja porque ele está lendo o texto ou por que ficou perdido com excesso de informação. Por isso, inclua apenas pontos principais do conteúdo a ser transmitido.
3- A melhor forma de fazer isto é usando os marcadores (bullet points). Este recurso serve tanto para o palestrante como para o espectador, que pode usar marcadores para agilizar a anotação do conteúdo.
4- Reduza ao máximo a quantidade de slides.
Tão importante como compactar a informação em cada slide é reduzir ao máximo a apresentação. Somente adicione um slide se ele realmente ajudar a esclarecer algum ponto.
5- Apesar de não ser uma fórmula exata, tenha em mente que após 15 slides, de modo geral, o espectador tem dificuldade em acompanhar o conteúdo. Por isso, procure ficar entre 10 e 15 slides. Um palestrante que fica no modo ‘’clique, próximo slide, clique, próximo slide’’ por muito tempo se torna monótono, além de parecer despreparado.
6- Mantenha o mesmo estilo visual em toda a apresentação.
Para manter uma consistência, uma apresentação eficiente em Powerpoint deve seguir o mesmo padrão de elementos estéticos do começo ao fim. A fonte e o tamanho usados no primeiro título do primeiro slide deverão ser os mesmos de todos os outros títulos de todos os slides.
Essa regra também se aplica ao corpo de texto, independente de ser ou não a mesma fonte de título. Dê preferência a fontes como Arial, Tahoma ou Verdana. Evite fontes estilizadas demais ou com muitos contornos, pois elas podem dificultar a leitura.