MODELO BSC - Básico
1. Caracterização da Organização
1.2. Denominação, sede, foro, Prazo de duração, área de ação e exercício SOCIALSob a denominação de Banco Municipal de Manicoré S/A foi constituído em Assembleia Geral de 10, de Setembro de 1996, e reformada nesta data, uma Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo de responsabilidade limitada, que se rege pela legislação em vigor e determinado pelo seu Estatuto, tendo:
Sede e administração na cidade de Manicoré, Estado do Amazonas;
Foro jurídico na cidade de Manicoré, Estado do Amazonas;
Área de atuação limitada ao município de Manicoré;
Prazo de duração indeterminado e exercício social com duração de 12 (doze) meses com início em 1o janeiro e termino em 31 de dezembro de cada ano.
Situado na Rua Rio Madeira, ao lado do Bar do Serjão, fundamentada pela Lei Número 4.595/64, Lei 5.764/71, com as alterações posteriores, pelos normativos do Conselho Monetário Nacional, baixados pelo Banco Central do Brasil, pelo seu estatuto social.. No inicio de suas atividades a Banco de Manicoré possuia apenas 10 contas ativas, no ano de 2007, a Banco de Manicoré atingiu 1.300, contas.
1.3. Objetivo
A Cooperativa tem por objetivo a prática de operações e exercícios das atividades de crédito mútuo e por finalidade:
I – Proporcionar, através da mutualidade e reciprocidade, assistência financeira aos cooperados em suas atividades específicas, com a finalidade de fomentar a produção e a produtividade dos cooperados;
II – A formação educacional de seus cooperados, no sentido de fomentar o cooperativismo, através de ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, bem como da difusão de informações técnicas que visem o aprimoramento da produção e qualidade de vida;
III – Praticar toda e qualquer operação que proporcione o desenvolvimento do crédito mútuo, nos termos dos normativos vigentes.
1.4. Missão
Atuar no desenvolvimento regional estimulando o crédito mútuo, fortalecendo a economia local e proporcionando