fonte simetrica
Curso Técnico de Eletrônica
José Mario Batista Tavella
Fonte Linear Simétrica 12+12 / 750 mA
Florianópolis
2007
JOSÉ MARIO BATISTA TAVELLA
FONTE LINEAR SIMÉTRICA 12+12V / 750 mA
Relatório técnico apresentado no curso técnico de eletrônica do Centro de
Educação Tecnológica de Santa Catarina
CEFET-SC como requisito para a aprovação na disciplina ELETRÔNICA
BASICA
Orientador: Prof. Clóvis Antônio Petry
Florianópolis
2007
2
Inteligência é a arte de fazer distinções
Autor desconhecido
3
RESUMO
O objetivo deste projeto integrador, a construção de uma fonte linear, é capacitar os discentes a entender o comportamento de tensões e correntes, utilizando para isso uma, além de, através da manufatura desta, assimilar o comportamento dos elementos nela utilizados. Para cumprir o objetivo foi determinada a fonte a ser qual seria projetada – uma fonte simétrica 12+12 /1 A.
A fonte linear em questão transforma a tensão alternada de 220 V para 12
V. Para isso foi usado o transformador que reduz a tensão de 220V para 15V.
No projeto e confecção do protótipo, foram utilizados um transformador, quatro diodos, quatro capacitores, dois reguladores de tensão, um LED, uma chave liga-desliga, um resistor, dois dissipadores de calor, dois parafusos, uma placa de circuito impresso, fios, um fusível, e, finalmente, uma caixa plástica para acomodação do protótipo.
Todos os materiais usados estão disponíveis no mercado a preços moderados e para a produção da fonte foram utilizados ferro de solda e estanho, o software Eagle – gerador de matriz de trilhas de circuito integrado –, alicates, chaves de fenda e philips e fita isolante.
Os equipamentos utilizados foram adquiridos ou fornecidos pela instituição a qual designou o projeto. Para a aquisição dos gráficos de ondas foi utilizado o osciloscópio do CEFET e para a verificação da temperatura nos diodos e reguladores de tensão foi usa