Orientaçoes
1 - Título
2 - Escolha do tema (O quê)
3 – Justificativa (Por quê)
4 - Delimitação do problema
5 - Determinação de objetivos (Para que)
6 - Hipóteses
7 - Fundamentação teórica
8 - Metodologia (como, com quem, onde, para que, etc)
9 - Cronograma de atividades
10 - Referências
1 Título É o nome dado a pesquisa. Pode ter ainda um subtítulo que irá especificar a temática trabalhada, enquanto o título principal indica de forma mais geral o trabalho.
1.1 Escolha do Tema Delimitação do Problema (O quê) Delimite o tema a ser trabalhado e divida-o em tema geral e tema específico, associando-os a fatos ou fenômenos.
2 Justificativa (Por quê) Apresenta as razões para a realização da pesquisa. Deverá apontar:
a) O estágio em que se encontra o tema e seu desenvolvimento histórico;
b) O contexto onde o fenômeno/fato ocorre;
c) Que contribuições a pesquisa poderá trazer;
d) A relevância do tema proposto.
3 Delimitação do Problema
O problema de uma pesquisa é uma questão que não foi resolvida. Nesta etapa, deve-se refletir se é o que se quer trabalhar realmente é um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução para ele.
4 Determinação de Objetivos (Para que) Determina qual a intenção do pesquisador ao propor a pesquisa. Sintetiza o que se pretende alcançar com a pesquisa. Os objetivos devem estar relacionados com a justificativa e o problema apontado.
O objetivo geral deve ser a síntese do que se pretende alcançar, enquanto que os objetivos específicos determinarão os detalhes, num desdobramento do objetivo geral.
Os objetivos informarão o que se propõe na pesquisa, ou seja, que resultados se pretende alcançar ou ainda qual a contribuição efetiva do trabalho proposto.
ATENÇÃO!
Os objetivos devem ser iniciados com um verbo no infinitivo e que possam indicar uma ação passível de mensuração. Exemplos:
determinar