Orientac O Para O Mercado E Cria O De Valor
QUAIS SÃO OS VALORES REAIS E IDEAIS
A proposta de valor é a ideia central que guia a construção de uma marca, indicando como ela deve ser percebida pelos públicos internos e externos. Expressa seus principais valores e é referência para a definição da experiência de marca (produtos, operações e comunicação). A proposta de valor é construtiva com base na identificação de pilares da marca. Fonte: Guia das Melhores Práticas de Branding. Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
“A proposta de valor é o resultado tangível que os clientes terão ao adquirir seu produto ou serviço. Quanto mais especifico for a proposta de valor, mais chances terá de segmentar melhor seu mercado”. Raul Candeloro.
“Proposta de valor única: uma só mensagem clara e convincente que declara o porquê você é diferente e vale a pena comprar”. Steve Blank, autor de The 4 Steps to Epiphany.
A empresa vende valores não vende produtos. Vende valores que são simbólicos, abstratos.
Erros mais comuns em uma proposta de valor:
- Dizer o que o produto faz e não os benefícios que ele proporciona.
- Público muito abrangente: “homens e mulheres de todas as idades”, “pequenas, medias e grandes empresas privadas e públicas”.
- Divulgar apenas características e capacidade dos produtos/serviços, e não seus benefícios.
- Explicar “o que” e “como” fazem, ao invés de darem atenção ao “para que”.
Proposta de valor do Banco: segurança, tranquilidade.
O cliente usa o banco como cofre. Deposita o dinheiro no cofre e tem a certeza que quando precisar, se dirige ao cofre e retira a quantia que necessitar. Numa emergência o cliente se dirige ao banco para sacar o que precisar. Isso transmite segurança, tranquilidade para os momentos difíceis. Além de vender sonhos: sonho da casa própria, do carro novo, da faculdade do filho. Vende esperança de um futuro melhor, de um padrão de vida melhor para si e para os filhos. Vende a expectativa de ascensão social, mudança de classe social.