TDE REDES SOCIAIS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO I
INSTRUÇÃO: Para realizar esta tarefa, você precisa ter lido os seguintes textos disponibilizados no nosso ambiente virtual nesta aula:
- Para familiarizar-se com a noção de argumentação, de Bernard Meyer, p. 01-06.
- Argumentação (lição 19), de Platão e Fiorin, p.279-291.
- O texto dissertativo-argumentativo: o parágrafo, de Cereja e Magalhães, p.311-315.
1. Leia o texto a seguir.
As redes sociais digitais: necessidade ou vício?
Publicado em 29/04/2014 | TANIA TAIT
Com o advento dos aparelhos móveis e a ampliação dos recursos dos celulares, a expansão da internet se dá de forma assustadora e seu uso passa de esporádico para instantâneo. Essa evolução, ao fortalecer o paradigma de “computador onde a pessoa se encontra, a qualquer hora e lugar”, referindo-se aos aparelhos móveis, modifica também comportamentos como o chamado “vício eletrônico”.
Antes, a expressão indicava o vício das pessoas que não conseguiam se desligar de seus computadores para entrar nas redes sociais, jogar, fazer comentários ou verificar o que está sendo postado. Hoje, a situação se torna mais complexa e alarmante. Basta observar ao redor: pessoas caminhando e usando celular; pessoas em bares e restaurantes que não interagem com outras pessoas, mas com seus aparelhos. Crianças e adolescentes conectados o tempo todo. Adultos usando aparelhos de comunicação em festas e cerimônias formais. Imagens sendo postadas e divulgadas em cada momento. O chamado vício agora se irradia: as pessoas podem acessar suas informações em qualquer lugar e horário, pois carregam os aparelhos consigo.
Ao lado dos inúmeros serviços ofertados na internet, tais como a realização de pesquisas, serviços bancários, serviços públicos e a comercialização de produtos e serviços, entre outros, encontra-se uma forma de comunicação via redes sociais, que se tornou parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. O próprio conceito de redes sociais é antigo e indica