Orienta es PCC
Leitura e reflexão de artigos científicos, com base nas disciplinas cursadas no decorrer do semestre.
O curso de Artes Visuais (licenciatura), com a colaboração de professores e coordenadores, busca com essas atividades aproximar ao máximo a relação entre teoria e prática. Todas as atividades devem ser orientadas nos fóruns de discussão das disciplinas anteriormente relacionada se o propósito será sempre a formação prática do estudante de Artes, bem como sua inserção no contexto profissional. A prática como componente curricular é a materialização das reflexões e discussões desenvolvidas a partir dos temas abordados nos fóruns das disciplinas.
O entendimento da prática presente nessas atividades é o de desenvolvimento de habilidades instrumentais necessárias à implementação da ação docente. Um curso de formação estará dando conta do aspecto prático da profissão na medida em que possibilite a reflexão em situações experimentais de determinadas habilidades consideradas, a priori, como necessárias ao bom desempenho docente (PIMENTA e LIMA, 2006).
Nestes termos, a prática é defendida como instrumento de integração e conhecimento do aluno da realidade social, política, econômica e do trabalho de sua área/curso, como instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino e de iniciação profissional.
As disciplinas mencionadas fazem parte, da estrutura curricular do curso de Artes Visuais (Licenciatura) e têm professores que são responsáveis pela orientação das reflexões. Cabem aos alunos o acompanhamento e a participação das discussões realizadas no fórum e posterior produção de reflexão pessoal transformada em relatórios que serão gerados ao final de cada atividade proposta. Esse processo é documentado em relatórios postados pelos alunos no AVA conforme calendário acadêmico. No final do curso, o professor da Coordenadoria de Estágios deverá receber, verificar, totalizar e avalizar as planilhas de seus alunos, mediante assinatura.