A Arte de Enganar - Resumo
Autores: William L. Simon, Kevin Mitnick.
Resumo
As aventuras de Kevin Mitnick como cibercriminoso e fugitivo de uma das caçadas mais exaustivas da história do FBI deram origem a dezenas de artigos, livros, filmes e documentários. Desde que foi solto de uma prisão federal, Mitnick deu uma virada na sua vida e estabeleceu-se como um dos especialistas em segurança de computadores mais requisitados de todo o mundo. Neste livro, o hacker mais famoso do mundo fornece orientações específicas para o desenvolvimento de protocolos, programas de treinamento e manuais para garantir que o investimento em segurança técnica sofisticada de uma empresa não seja em vão. Ele dá conselhos sobre como evitar vulnerabilidades de segurança e espera que as pessoas estejam sempre preparadas para um ataque vindo do risco mais sério de todos — a natureza humana.
Análise crítica
O livro é composto de histórias, que narram às diversas experiências vivenciadas por Kevin Mitnick ou contadas por seus companheiros de engenharia social, mostrando de forma detalhada como são desenvolvidos os ataques, desde o planejamento até os passos de execução. Diversas histórias contadas sob nomes fictícios relatam, o caminho de um engenheiro social em busca de informações.
Podemos verificar que o elo mais fraco em qualquer esquema de segurança, é o fator humano. Mesmo que a empresa possua os equipamentos ou ferramentas de defesa mais modernos, não podemos nos descuidar dos funcionários mal treinados, pois os mesmos podem ceder informações indevidas a alguém de má fé. Através de técnicas de engenharia social, os inescrupulosos enganam as pessoas e criam situações fictícias que envolvem as vítimas. Para isso, eles se aproveitam do fato de que a maioria das pessoas confia na boa índole dos outros. Mecanismos mentais como este estão presentes em todas as pessoas, esperando somente que um bom engenheiro social os ative.
O livro mostra também a importância da empresa ter uma politica