Orienta es para o Estudo de Caso De Beers
De Beers
O Método do Caso foi desenvolvido com o intuito de ser um método didático alternativo em cursos de negócios, complementando o ensino tradicional. O método foi criado pela Harvard Business School em meados do séc. XX e é utilizado atualmente em uma infinidade de escolas de negócio no planeta.
A dinâmica de um estudo de caso consiste da leitura prévia minuciosa por parte de todos os alunos, a reflexão sobre as questões levantadas e a discussão em sala de aula do caso, com argumentações embasadas. Conceitos da teoria devem ser utilizados nas discussões sobre o caso.
Vale lembrar que não existem respostas perfeitas ou “verdades” numa discussão usando-se o método do caso. A argumentação das respostas é o mais importante. Não é necessária a busca de mais informações sobre a empresa e o setor. A idéia é se discutir o caso apenas com as informações disponibilizadas no próprio caso.
Questões para serem respondidas
1. Quais são os tipos existentes de diamante?
Os tipos de diamantes são: gemas, semi-gemas e diamantes industriais.
2. Como é a cadeia de valor do diamante? Quais são os players da cadeia? O que compram? O que fazem?
As mineradoras próprias e agregados, a compra dos diamantes brutos através da CSO, os examinadores que fazem a seleção e lapidação antes do repasse para os revendedores, a venda para os fabricantes de joias e posteriormente a venda ao comercio varejistas.
3. Como é a distribuição dos lucros/margens na cadeia? Como a rentabilidade das diversas atividades se distribui na cadeia produtiva?
A competitividade limita a margem sobre diamantes polidos a cerca de 20% dos preços cobrados pela CSO. Os diamantes passavam via revendedores, a fabricantes de joias e aos varejistas, sendo as margens nesses três estágios na ordem de 10, 50 e 100%.
4. O que busca um consumidor final de diamantes? Quais são os atributos deste produto?
Os consumidores buscam joias que contenham diamantes como anéis, colares, etc.