Orgãos Genitais
Os órgãos genitais são essenciais para a perpetuação das espécies. Eles são os responsáveis pela fecundação e formação fetal de um novo ser. Através deles podemos também desfrutar de prazeres sexuais e processos fisiológicos.
SISTEMA GENITAL MASCULINO
Os seres vivos têm em sua funcionalmente a capacidade de se reproduzir, a partir dela, se ocorre a perpetuação das espécies. O sistema reprodutor é o encarregado de executá-la. Como na maioria das espécies, a reprodução humana é sexuada. Originando através de dois gametas, cuja união se da pela fecundação, que posteriormente se forma o zigoto, que seria inicio de uma nova vida. Como a reprodução humana é sexuada, o fator primordial é a presença de um gameta feminino e outro masculino, estes por sua vez são originado pelos órgão genitais distintos, característicos de cada sexo. É essencial destacarmos que a reprodução por sua vez é limitada a certos períodos da vida, iniciando se no final da puberdade, atingindo seu clímax na fase adulta e decrescendo com o avanço da idade. Na mulher esse período cessa mais cedo do que no homem.
ANATOMIA:
O órgão genital masculino é esquematizado em varias partes:
Gônadas- responsáveis pela produção de gametas: são os testículos.
Vias condutoras dos gametas- são canais por onde passam os gametas masculinos, desde os testículos até serem eliminados nas vias genitais femininas: túbulos e ductos dos testículos, epidídimo, ducto ou canal deferente, ducto ejaculatório e ureta.
Órgão de cópula- é o mesmo q órgão que vai penetrar nas vias genitais feminina: o pênis.
Glândulas anexas- são aquelas que auxiliam na progressão dos espermatozóides nas vias genitais: vesículas seminais, próstata e glândulas bulbos-uretraisEstruturas eréteis- compostas por tecidos especial que se enche de sangue, ocorrendo então o aumento de seu volume: são corpos cavernosos e o corpo esponjoso do pênis.
Órgãos genitais externos- são aqueles órgãos mais visíveis na superfície do corpo: