Orgãos genitais femininos
Estes são os elementos fundamentais para a reprodução do ser humano. São também importantes para a manutenção somática e do trofismo e psiquismo da mulher.
Para baixo o aparelho genital se completa com distintas formações externas que constituem a Vulva e o Monte de Vênus.
Deste modo pode-se dividir o aparelho genital feminino, com fins didáticos, em órgãos genitais externos e órgãos genitais internos.
Monte de Vênus
Parte frontal da vulva. É uma elevação mediana, localizada anteriormente à sínfese púbica e há principalmente em sua composição, tecido adiposo. Após a puberdade apresenta pêlos espessos que dispõem-se de forma característica.
Seios (ou mamas)
Órgãos formados por dois tipos de tecido (glandular e gorduroso). Os seios começam a se desenvolver na adolescência, pela ação dos hormônios femininos. Também por essa ação, durante o ciclo menstrual eles podem aumentar de volume e tornam-se mais sensíveis, alguns dias antes da menstruação. Durante a gravidez, eles crescem, preparando-se para produzir leite (que ocorre após o parto).
A Vulva
A vulva é constituída por uma fenda sagital mediana ou de forma triangular, que se estende desde o monte de vênus até a região do períneo, que a separa por trás.
Nela encontram-se:
*Grandes lábios
Duas pregas de pele (uma de cada lado),que são mais volumosas constituídos por maior quantidade de tecido adiposo, elementos conjuntivo-elásticos, glândulas sudoríparas e sebáceas. Sua parte mais externa e coberta por finos pêlos, que se continuam para cima com aqueles que recobrem o Monte de Vênus.
*Pequenos lábios
Duas pregas menores, sem pêlos, localizadas na parte interna dos grandes lábios, mais perto da entrada da vagina.Convém ressaltar que a pele que recobre