Sistema de informacao
Atualmente a maioria da população brasileira esta informatizada ou passando por um processo de informatização, ou seja, é cada vez mais comum um computador na casa do cidadão brasileiro segundo o IBGE. Isso esta acontecendo pois o computador deixou de ser um equipamento exclusivamente profissional e passou a ser importante no uso doméstico. A utilização da informática no nosso quotidiano, está na base da realização das nossas tarefas e afazeres mais básicos.
Pessoas vivem hoje uma grande preocupação: a falta de preparação técnica. A tecnologia tem uma presença marcante nas nossas vidas, quer seja no trabalho ou nas nossas rotinas do dia-a-dia. Mas será que todas as pessoas estão efetivamente preparadas para a implementação da tecnologia na educação?
Sabemos que o mundo hoje, crianças de poucas de idades já criam algo que envolve a informática, criam blogs (diário virtual) entre outras. Mas será que nós educadores devem aplicar a informática já no inicio do ensino de uma criança? Já devemos utilizar tecnologia para nos auxiliar a passar os conhecimentos para a geração tecnológica?
Seguindo alguns princípios de Piaget (1975), vemos que as crianças devem ter um tempo adequado para gozar a sua infância e têm um período ideal para a entrada na escola começando a partir dai a serem alfabetizadas, ou seja, devem alcançar e obter um grau mínimo de maturidade para então se envolverem com atribuições de maior responsabilidade.
Porem, como já foi dito, “vivemos numa época de informação(internet),mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o conjunto de dados onde esse conjunto eu extraiu os dados relevante para a obtenção da minha informação. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado do conhecimento escolar é apenas informação, desligada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. A informação é descartável, justamente por não ter vínculos nem com