Orgãos dos sentidos
Visão
1. Retina→ é responsável pela formação das imagens. Ela retém as imagens e as traduz para o cérebro por impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. É dividida em porção óptica e porção cega. A primeira é sensível aos raios luminosos e a segunda é composta pela parte ciliar e irídica. Em cada retina há milhões de fotorreceptores que são os cones e bastonetes. Os cones tem a capacidade de distinguir as cores e os bastonetes detectam o nível de luminosidade.
(retina)
2. Córnea→ porção transparente da túnica externa (esclerótica). É circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
(figura indicando a córnea)
(figura indicando o corpo vítreo e o humor aquoso)
3. Cristalino (lente)→ lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. Também divide o interior do olho em dois compartimentos contendo fluidos ligeiramente diferentes: (1) a câmara anterior, preenchida pelo humor aquoso e (2) a câmara posterior, preenchida pelo humor vítreo.
4- Humor aquoso→ fluido aquoso que se situa entre a córnea e o cristalino, preenchendo a câmara anterior do olho.
5. Humor vítreo→ fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém o globo ocular esférico.
Audição
1. Membrana timpânica→ é uma membrana semitransparente oval que separa a cavidade timpânica do meato acústico médio. Ela se liga aos ossículos responsáveis por levar o som para a cóclea. É composta por três capas: a capa cutânea, a capa própria e a capa interna.
2. Tuba auditiva→ é um canal que liga o ouvido médio a faringe. Sua função é de manter a pressão interna no ouvido médio equilibrada com a pressão do meio ambiente