Órgãos dos sentidos
AUDIÇÃO
● Estruturas responsáveis pela audição: * ouvido externo * ouvido médio * cóclea
● O ouvido médio é separado do ouvido externo pelo tímpano. ● No interior do ouvido médio existem três pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo.
● O ouvido médio possui uma comunicação com a garganta através da TROMPA DE EUSTÁQUIO, com função de equilibrar as pressões do ouvido e do meio externo. ● A abertura das trompas é facilitada pela deglutição, de modo que comer, mascar chiclete e engolir saliva, facilita a acomodação da pressão no ouvido.
● Cóclea = parte do ouvido responsável pela audição. É um tubo enrolado como a concha de um caracol. ● Órgão de Corti = situado no interior dá cóclea é a estrutura responsável pela captação das ondas sonoras. Localiza-se na parede interna da cóclea, na membrana basilar. Sobre ele existe a membrana tectórica que posiciona-se sobre os pelos das células sensoriais.
posiciona-se sobre os pelos das células sensoriais
captação das ondas sonoras
Fisiologia da audição
ORELHA - CAPTAÇÃO DO SOM – TÍMPANO – OSSÍCULOS – AMPLIFICAÇÃO DO SOM – VIBRAÇÃO DO LÍQUIDO COCLEAR (janela oval) – A VIBRAÇÃO DO LÍQUIDO FAZ VIBRAR A MEMBRANA BASILAR – OS PÊLOS ENCOSTAM NA MEMBRANA TECTÓRICA – GERAÇÃO DO IMPULSO NERVOSO – NERVO AUDITIVO
● A membrana basilar não é homogênea no seu comprimento. ● Na extremidade próxima à janela oval e membrana é estreita e rígida, ficando mais larga e flexível. Ondas de diferentes freqüências fazem vibrar de maneira diferente a membrana que leva impulsos diferentes ao cérebro.
OUVIDO
EQUILÍBRIO DO CORPO
● O equilíbrio e a sensação de movimentos resulta da ação de mecanorreceptores localizados em três tipos de estruturas presentes no ouvido interno: sáculo, utrículo e os canais semicirculares.
● O sáculo e o utrículo são duas bolsas cheias de líquido e suas células são ciliadas. ● Os canais semicirculares são três tubos curvos cheio de líquido. Dentro existem