Orgãos do sentido
TRABALHO
DE
BIOLOGIA
Tema: Órgãos do sentido
Série: 2º Turma: A
Disciplina: Biologia
Professor: Thiago Xavier
Os órgãos do sentido
Os sentidos fundamentais do corpo humano são: paladar, olfato, audição e visão. Compõem as funções que proporcionam nosso relacionamento com o ambiente. Por meio desses sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.
1. Paladar
1.1 Descrição
O paladar é um sentido dos organismos animais, que permite à percepção do sabor, o gosto das substâncias que compõem normalmente o hábito alimentar de um determinado animal.
Essa capacidade ocorre devido à existência de diferentes tipos de células sensoriais, chamadas papilas gustativas, situadas ao longo da língua (órgão muscular posicionado na parte ventral da boca), em regiões específicas.
As papilas gustativas são estruturas compostas por células sensoriais, e captam quimicamente as características do alimento, transmitindo a informação através de impulsos nervosos até o cérebro, que codifica a informação, permitindo identificar os quatro sabores básicos: azedo, amargo, doce e salgado.
Esse sentido está associado ao olfato (cheiro) e à visão, em conseqüência da mediação realizada por epitélios portadores de células quimiorreceptoras especializadas que estão localizadas entre a cavidade nasal e o palato, bem como os fotorreceptores visuais que estimulam a degustação.
2.2 Patologia / Doenças
Disgeusia é a distorção ou diminuição do senso do paladar. Está associada a deficiência de zinco e alguns medicamentos para hipertensão ou contra a ansiedade. Também é encontrada em pacientes com insuficiência renal severa.
Ageusia é a falta do paladar independente da causa chama-se ageusia. O que mais comumente causa diminuição do paladar como um todo é o cigarro, após anos de exposição á fumaça as estruturas que sentem o