Orgânica II
1) Defina os seguintes termos em cromatografia:
a) suporte: são considerados separadamente, como fases quimicamente ligadas, por normalmente diferirem dos outros dois em seus mecanismo de separação.
b) fase estacionária: pode ser um liquido ou um sólido que propicia a distribuição dos componentes, sendo localizada sob uma placa PLANA ou em poros de papel, onde a fase móvel ou mistura atravessa através desses poros ou placa (camada delgada).
c) fase móvel ou eluente: é então forçada através de uma fase imiscível, fase estacionária, a qual é fixa na coluna ou em uma superfície sólida. Variável que possui maior efeito na separação dos componentes da mistura.
d) revelador ou agente criogênico: agente físico (UV, p e.) ou químico (p e.: vapores de iodo) que tornam visíveis as substâncias separadas pela CP.
e) frente da fase móvel: tem a capacidade de deslocar a amostra da fase estacionária
f) câmara ou cuba cromatográfica: é um recipiente de vidro, com tampa, onde são realizadas as separações cromatográficas pela técnica de Cromatografia em Camada Delgada (CCD).
g) cromatograma: é onde registra o sinal de uma substancia em função do tempo, sendo que as substâncias aparecem nele como picos com área proporcional à sua massa, o que possibilita a análise quantitativa.
h) saturação da cuba: distribuição uniforme no interior da cuba da fase vapor da FM após alcançado o equilíbrio.
i) fase normal: fase estacionária polar, fase móvel apolar
j) fase reversa: (inverso) fase estacionária apolar, fase móvel polar
l) eluição isocrática: Neste caso, a composição da fase móvel permanece inalterada durante toda a análise. A polaridade da fase móvel não se altera ao longo do tempo.
m) gradiente de eluição: é realizada quando se utiliza uma quantidade de solvente B a uma quantidade de solvente A para aumentar a força eluente (variação da concentração dos solventes durante a análise), onde pode diminuir o tempo de análise.
n) fator de retenção: é a razão entre