orgnograma
CARTAS PATRIMONIAIS: São documentos, cartas, recomendações referentes à proteção e preservação do patrimônio cultural, elaborados em encontros em diferentes épocas e partes do mundo. São políticas de preservação do Patrimônio Nacional desenvolvidas por órgãos de preservação que referenciam os valores patrimoniais quanto seus aspectos socioculturais.
Estes documentos, muitos dos quais formadas internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando e circunscrevendo conceitos ás vezes globais, outras vezes locais. Sua publicação oferece ao público interessado (geralmente especialista ainda não se popularizou ou democratizou a discussão sobre os bens culturais, um panorama das diferentes abordagens que a questão da preservação mereceu ao longo do tempo, registrando o processo segundo o qual muitos conceitos e posturas se formaram, consolidaram e continuaram orientando estas ações, até os nossos dias.
Carta de Brasilia 19 - A necessidade de discutir a questão da "autenticidade", diante da realidade regional "de uma cultura sincretista e de uma cultura de resistência. complementa este conceito colocando que, para a manutenção da autenticidade do conjunto, é essencial a manutenção do conteúdo sócio-cultural. A Carta de Petrópolis também vai tratar da questão da preservação e consolidação da cidadania, ao reforçar a necessidade de dar ao patrimônio função na vida da coletividade.
Podemos perceber, através desta análise, que a questão do turismo e da função social das áreas preservadas estão diretamente interligadas. A valorização da primeira em detrimento da segunda prejudica o equilíbrio e sustentabilidade.
Para que estas questões sejam