Organograma
DESCRIÇÃO DE CARGOS |
"CARGO é uma 'expectativa de entrega' de produtos e/ou serviços". (Homenagem ao amigo e parceiro Consultor José Antonio Odorizzi, que gostava dessa definição)
Descrevem-se Cargos e NÃO 'ocupantes' dos Cargos
Esse é um ponto fundamental. Todo cargo é como se fosse uma CADEIRA. Essa "cadeira" pode ser ocupada por José, Antonio ou João. Há cargos ocupados por uma única pessoa (presidente, por exemplo), outros que podem ser ocupados por algumas pessoas (por exemplo, analistas de RH), e ainda outros ocupados por muitas pessoas (por exemplo, auxiliares de produção). Imagine descrever um cargo ocupado, digamos, por 200 pessoas e fazer 200 descrições. Não faz sentido. A 'expectativa' é que que todas as pessoas que ocupam o cargo "entreguem determinados produtos ou serviços" descritos na Descrição do Cargo.
Qual a utilidade de manter Descrições de Cargos?
Muita gente acha que Descrição de Cargo é uma ferramenta de RH um tanto fora de moda. Mas é um registro (físico ou virtual) de um conjunto de expectativas (missão, desafios, responsabilidades) que se pode "cobrar" de uma pessoa que ocupa o cargo. Se a pessoa que ocupa o cargo deixar a empresa, basta olhar o registro para se saber o que exigir de um candidato à vaga. Torna-se então de muita utilidade para a seleção de candidatos. Mas não é só isso. Também tem a parte legal: se uma determinada pessoa entra em juízo contra a empresa alegando que fazia tarefas que não devia fazer, esse registro pode auxiliar a empresa a se defender em juízo. Também pode servir para outras práticas. Por exemplo, para Avaliação de Desempenho (se a Descrição identificar o que a pessoa deve entregar), para desenvolvimento das pessoas no caso dos ocupantes apresentarem deficiências, para avaliação do cargo.
O conteúdo da Descrição de Cargo
Há uma grande variação de opiniões sobre o que deve constar de uma descrição de cargo. Que informações são importantes? Quantos itens devem existir numa