Organograma
KAYZEN 5 Ss
Disciplina: ADM154 – Modelos de Gestão
Turma: 340 Unidade: Candelária Turno: Noite Prof.: Jucelito Wainer Fevereiro 2009
Participantes: Aldi Neto Marco Antonio Barros Sérgio Mesquita
Resumo O presente texto apresentará como e porque o modelo japonês de gestão transformou o processo produtivo no mundo a partir da década de 50 (pós II guerra), e como a aliança de sua cultura milenar aos preceitos de Taylor e Fayol permitiram o surgimento e desenvolvimento deste novo modelo.
Objetivos Apresentar o Kayzen (Fazer Bem) e o método dos 5Ss para os alunos da Turma 340 do curso de Gestão de Projetos em TI, desde seu o surgimento na década de 50, na Toyota, até os dias de hoje onde é celebrado mundialmente como modelo de gestão a ser seguido por todas as empresas que possuam processos padronizados em sua cadeia de produção.
Introdução O mundo a partir do pós-guerra passa a sofrer transformações que impactam diretamente sua estrutura de poder, sua economia e seu cidadão. O poder transita do coronel do campo para o coronel da indústria, destes para os donos dos meios de comunicação (que suprimem o termo coronel) e, posteriormente para os donos da cognição (as universidades alimentam as estruturas de poder com seus alunos). Hoje, o poder estar na mão dos donos da informação. Aquele que melhor organizar a informação possui vantagens sobre os demais. Neste processo de transição do poder, o cidadão também experimenta transformações em sua maneira de ver e viver o mundo. O cidadão larga a passividade da década de 50 e passa a determinar e buscar as suas reais necessidades. As fábricas deixam de impor e padronizar as