Organograma
CONCEITO: E um dos componentes da maioria dos Manuais da Qualidade de varias empresas. Ao mesmo tempo em que permite a visualização imediata das relações funcionais, dos fluxos de autoridades, de responsabilidades e das funções organizacionais da empresa, o organograma também possibilita a identificação de possíveis deficiências hierárquicas (como, por exemplo, a situação de um mesmo setor subordinado a dois outros, no mesmo nível hierárquico). O organograma pode ter várias formas, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas bem pouco usuais que vamos ver adiante.
----------------------------------------------------------------------------------------------
No organograma as relações de autoridade podem ser apresentadas através de três maneiras diferentes:
Linha: Confere ao superior hierárquico o direito de dar ordens diretas a seus subordinados e de delegar parte de sua autoridade diretamente.
Assessoria: (ou de Staff): quando uma pessoa recebe poderes para fazer pesquisas, levantamentos e trabalhos em áreas específicas; ou ainda, quando tem a atribuição de prestar aconselhamento sobre determinados assuntos.
Funcional: permite a um cargo ou a um órgão atuar sobre elementos não ligados diretamente a eles, apenas em relação a assuntos específicos a sua função na organização. O órgão que cuida do pessoal (Recursos Humanos) pode atuar sobre qualquer indivíduo da empresa, dentro da área específica de sua atribuição, da mesma forma, em relação a um órgão da empresa ou a um departamento, setores, etc. Este critério de distinção pode variar de uma empresa para outra.
RICARDO
COMO SURGIU: Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), criou o organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática