Organograma
Segundo Weber, "A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.
É o caso da maioria das empresas, como na que trabalho, temos toda uma hierarquia como segue na última pagina desta.
Todas as áreas aplicam a Teoria burocrática em vários aspectos, um deles é que todos os departamentos e procedimentos tem um POP (Procedimento operacional Padrão), que tem de ser seguido rigorosamente por todos colaboradores, e se alterar algum procedimento, tem que ser refeito e aplicado novo treinamento.
Falando um pouco sobre o departamento de Gestão de Pessoas, este está ligado a todas as áreas da empresa, existem vários procedimentos que tem de ser seguidos, como: Recrutamento e Seleção, treinamento, programas de incentivo e remuneração, acompanhamento do funcionário, avaliação de desempenho e feedback junto ao gestor da área.
Resumindo, a Teoria de Max Weber, está presente em todos os departamentos, organizando, burocratizando e definindo normas para o bom andamento dos colaboradores, resultando em mais qualidade e produtividade em todos os sentidos.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940, principalmente em função dos seguintes aspectos:
1 - A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;
2 - a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente