Propriedades Químicas do Benzeno
Propriedades físicas e químicas
À temperatura ambiente, o benzeno é um líquido volátil, estável e incolor. Tem um cheiro característico e um ponto de ebulição relativamente baixo (80,1º C), evaporando-se rapidamente. É altamente inflamável. É pouco solúvel em água mas miscível com a maior parte dos solventes orgânicos.
Tem a fórmula química C6H6, com os seus átomos de carbono nos vértices de um hexágono e um átomo de hidrogénio ligado a cada carbono.
Na sua análise química são utilizadas técnicas de cromatografia de gás para a sua separação, com detecção por ionização por chama, fotoionização ou espectrometria de massa.
Origens e utilizações
O benzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares.
É utilizado como matéria-prima para síntese de outros compostos orgânicos (p.e. estireno, fenóis, ciclohexano, etc.) e como aditivo nos combustíveis para veículos, substituindo, em parte, o chumbo. No passado foi utilizado como solvente em tintas, colas e semelhantes, limpeza a seco, etc. Atendendo aos seus efeitos na saúde, foi substituído por outros produtos, neste tipo de utilização.
Deste modo e atendendo à sua volatilidade, o benzeno entra em contacto com o homem principalmente através do ar, em ambientes industriais específicos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustíveis ou da sua queima incompleta.
Vias de entrada e efeitos na saúde do homem
Ambiente
Atendendo à sua elevada volatilidade, o benzeno tende a acumular-se maioritariamente no ar, quer a partir da água, quer do solo ou sedimentos. No entanto, é removido da atmosfera para a água e para o solo durante os períodos de chuva.
Durante a sua permanência na atmosfera, o benzeno é degradado quimicamente pela acção de radicais hidróxido, alcóxido e peróxido, oxigénio e ozono, sendo a primeira a mais importante. Destas