amor e chamas
1. O objectivo central que os autores nos trazem incide na análise crítica dos métodos de pesquisa, ou seja, nos processos ou problemas da empiria (seus caminhos, seu objecto, etc).
2. No que tange a perspectiva teórica da sociologia, os autores afirmam que esta incide no condicionamento das acções dos homens por intermédio das relações estabelecidas ao nivel dos grupos e organizações em que estes se encontram inseridos e suas características que por ela mesma são produzidas e reproduzidas.
3. Para que uma dada área específica do conhecimento científico se afirme como tal ela deve dispor das seguintes condições: definir o seu objecto de estudo, apresentar teorias interpretativas, construir linguagem própria, desenvolver métodos aprppriados para recolha e tratamento de toad informaçaão recolhida, buscar a resolução do problema e finalmente testar para depois provar sua hipótese.
4. Os autores sugerem que as ciências sociais fossem vistas como antropológicas na medida em que por serem sociais elas tem como preocupação conhecer e tentar compreender a realidade social estando conscientes da diversidade de culturas entre as sociedades, o que interessa a Antropologia. As ciências sociais devem estar conscientes de que não há modo de vida superior nem inferior em ralção a outra.
5. a) Eu concordo que estas duas definições se complementem porque para que um conhecimento se consolide como ciência, importa que este seja apriori estruturado de forma racional e que seja derivado de um processo intelectual de modo que possa estar a altura de solucionar os problemas que se-lhe são entregues para tal.
b) As presentes definições nos trazem a saber que para que o conhecimento científico seja válido importa que seja racionalmente condizente e intelectualmente construida pois se não o for este levará ao fracasso muitos investigadores o que resultará também numa fraca adesão do mesmo por parte da sociedade.