Organograma
* Organograma – É uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais, cargos e a comunicação entre eles.
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallun (EUA) por volta de 1856.
* Organogramas e suas vantagens e desvantagens
* Organograma Vertical – Baseado em uma hierarquia muito grande com vários diretores, gerentes e subgerentes. * Organograma Horizontal – É um modelo que simplifica as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe.
* Tipos de organograma
Circular Radial Distribuído por atividades
* Alguns Modelos de organogramas
* Estrutura Funcional – Cada departamento corresponde a uma função principal.
* Estrutura Divisional – Vários produtos ou serviços que apresentam diferenças importantes entre si. Cada unidade tem uma estrutura.
* Estrutura Matricial – Combina a estrutura funcional e a de produto.
Tenta aproveitar as vantagens de cada uma.
* Estrutura em rede – Organizações separadas que trabalham sob contrato, conectadas eletronicamente a um escritório central.
* Fluxograma - Representação esquemática de um processo. Todo e qualquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operações (entrada, processamento e saída).
* Aspectos Principais - Padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos, maior rapidez na descrição dos métodos administrativos, facilitar a leitura e o entendimento, maior flexibilidade, melhor grau de análise.
* Vantagens:
*