Organograma do grupo pao de açucar
Neoliberalismo é uma doutrina econômica com objetivo a examinar os resultados das aplicação dos sistemas de intervenção no mercado,focado no mecanismo de preço. Procura mostrar ser impossível uma planificação integral. Planificão é uma economia em que existe um planejador (governo) que estabelece o que deve ou não ser produzido, assim como o quanto se deve produzir.
Na outra vertente, um regime classificado como de LIBERALISMO, o empreendedor faz seu cálculo com base nos preços de diferentes fatores (mão de obra, insumos, capital), custeia o seu produto e o precifica, claro, o ajustará o máximo possível, diante da produção e do consumo. Assim, o preço, neste regime, entra na situação da oferta e da demanda e orienta a produção, sem intervenções.
Percebe-se que no caso do neoliberalismo , portanto, há intervenção do Estado, intuindo desobstruir o livre funcionamento do mecanismo de preços livremente formados. O Estado combate tecnicamente os cartéis ou trustes nacionais ou internacionais. Esta função, atribuída ao Estado é fundamental na doutrina neoliberal.
Contrariando ao senso comum (aquilo que tendemos a repetir sem termos realmente lido a respeito de maneira mais profunda) o Estado interfere nas próprias condições internas do mercado, de agente passivo que deveria ser transformar em um dos mais ativos agentes econômicos.
O neoliberalismo vislumbra o Estado exercendo de forma permanente atuações em setores da economia social. Os neoliberais entendem que inevitavelmente neste modelo econômico será o poder público a reduzir as injustiças econômicas, auxiliando os excluídos. Acreditam haver muito espaço no campo ação social para que seja desempenhado o papel do governo.
Poderíamos dizer que no Brasil vigora quase uma política econômica neoliberal, porque há regulação, principalmente para