Gastrite, apresentação oral
PREVENÇÃO- até o momento, não é possível prevenir a gastrite, algumas medidas são eficazes para reduzir o risco de desenvolvimento da doença, como pro exemplo: uma alimentação feita corretamente, com refeições não muito apressadas e que o alimento seja bem mastigado, pra evitar a indigestão. Evitar o abuso de bebidas alcoólicas, sempre consultar um medico antes de utilizar qualquer antiinflamatório ou analgésico, porque algumas pessoas têm sensibilidade a esses medicamentos, o que pode atacar o estômago. Evitar o tabagismo ajuda.
Respeite o horário das refeições, Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição, Mastigue bem os alimentos, Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras, Não fume, Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína.
DIAGNOSTICO- Histórico clínico, exames de sangue e de fezes e endoscopia (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite, o que não exclui a necessidade de fazer uma biópsia, ou seja, retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa ao microscópio
TRATAMENTO: a maioria das gastrites o tratamento envolve o uso de medicações que reduzam ou neutralizem os