DOENÇAS DO TRATO GASTROINTESTINAL
1- Comentar sobre o tipo de alimentação para a patologia do esôfago: Esofagite de refluxo
R: Diminuir os sintomas associados ao refluxo de líquido do estômago para o esôfago. É indicado para pacientes apresentando refluxo gastroesofágico ou suas complicações, úlcera esofágica, estenose do esôfago e do estomago e pirose.
A característica da dieta é pobre em lipídios, normoprotéica e restrita em alimentos irritantes, como pimentas, chocolate, álcool, menta, bebidas carbonatadas, sucos cítricos, tomate e seus subprodutos, e café (com ou sem cafeína). O exemplo de cardápio contém aproximadamente 2.000 quilocalorias, 80 gramas de proteínas e 84 gramas de lipídios.
• São recomendadas refeições pequenas e freqüentes.
• Evitar a ingestão alimentar três horas antes de deitar.
• É recomendada uma postura ereta durante a após as refeições, e dormir coma cabeceira da cama elevada.
• É recomendado evitar roupas que apertem a área abdominal.
• Para evitar a deficiência de vitamina C, aumentar a ingestão de hortaliças ricas na vitamina.
Alimento Recomendados e Evitados
Grupo Alimentar Alimentos Recomendados Alimentos Evitados
Pães, cereais, arroz e massas Pães simples, cereais, biscoitos, panquecas, feitos com pouca gordura e amolecidos quando houver necessidade Pães e cereais preparados com muita gordura, produtos de confeitarias ricos em gorduras, biscoitos recheados
Frutas Frescas ou congeladas, conforme a tolerância e amassadas, quando houver necessidade Laranja, limão, tangerina, abacaxi, morango e sucos cítricos.
Hortaliças Todas de preferências frescas preparadas sem gorduras e feijão com moderação. Fritas, amanteigadas, em conversa. Produtos do tomate.
Leite, iogurte e queijo Leite desnatado ou semidesnatado e derivados. Leite integral, queijos gordo.
Carnes, aves, peixes e ovos Carnes magras, aves sem pele, peixes, ovos, nozes e outras oleaginosas Salsicha e outros embutidos, todas as carnes gordurosas ou fritas.