Ciclo celular
As células têm um período de vida limitado, que pode encerrar-se de duas maneiras: com sua morte ou com sua divisão e o consequente surgimento de células-filhas.
Todo o período entre o surgimento da célula e o aparecimento de suas células-filhas é chamado ciclo celular ou ciclo mitótico.
1- INTÉRFASE
Período no qual a célula não está em divisão. Nesse período, a célula encontra-se em intensa atividade metabólica. OBS: É nesse período que ocorre a duplicação do material genético. A intérfase é dividida em três fases marcadas por alguns eventos, são elas:
a) Fase G1 - É um período de crescimento do citoplasma, com aumento de tamanho da célula e da quantidade de organelas. No núcleo há produção de RNAm, que irá determinar a produção de proteínas, permitindo o crescimento da célula.
2- MITOSE
É a divisão onde uma célula mãe origina duas células filhas com quantidades de cromossomos iguais a célula mãe. 2.1– CARACTERÍSTICAS GERAIS
• Ocorre em células somáticas dos eucariontes;
• Tem como objetivo o crescimento de seres pluricelulares, reposição de células mortas e reprodução em unicelulares;
• Manutenção do número de cromossomos;
• No final são formadas 2 (duas) células filhas idênticas à célula mãe.
2.2 – ETAPAS DA MITOSE
A mitose é marcada por quatro fases fundamentais:
Prófase, metáfase, anáfase e telófase.
a) PRÓFASE
b) Fase S - Nessa fase ocorre o evento mais importante da intérfase, a duplicação do DNA e inicia-se a duplicação dos centríolos. Duplica apenas o DNA não o cromossomo. c) Fase G2 - Ocorre o crescimento menos ativo da célula
(comparado com o período G1), É o momento em que aparece as proteínas que irão formar o fuso acromático
(conjunto de fibras que desempenha um papel importante na divisão celular). No final deste período os centríolos já estão duplicados.
Gráfico do ciclo celular:
CARACTERÍSTICAS:
• Os cromossomos já estão duplicados (com duas cromátides), vão se