Organograma Cap
No século XIX, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão houve um grande desenvolvimento no capitalismo devido a aceleração industrial, conhecida como Segunda Revolução Industrial, composta por novas tecnologias aplicadas na indústria, nos transportes e nas comunicações.
Invenções: o dínamo, o processo de fabricação do aço, o motor de combustão interna, os primeiros automóveis, o telégrafo, o telefone, o rádio e as ferrovias.
Com as novas invenções, houve o aumento das ferrovias, do uso da locomotiva e do barco a vapor.
2
Em 1870, as potências capitalistas deram inicio a uma disputa por colônias ou áreas de influência por todo o mundo, expansão chamada de imperialismo ou neocolonialismo. As grandes potências foram em busca de:
* oportunidades de investimentos;
* matérias-primas;
* manufaturas;
* ouro e diamantes.
5
a) No século XVII, os britânicos chegaram no litoral da Índia, onde compravam tecidos finos, e os revendiam na Europa a preços altos.
Em 1750, aproximadamente, os ingleses se apossaram da Índia e aumentaram os impostos sobre os tecidos indianos, elevando seus preços. Estes começaram a vender tecidos ingleses aos indianos.
Com isso, quase todas tecelagens indianas faliram e a Índia passou a comprar os tecidos da Inglaterra. A Índia passou a produzir algodão para as fábricas inglesas de tecidos, deixando de produzir alimento para sua própria população.
Os abusos das autoridades inglesas, o empobrecimento do povo e as crises de fome provocaram uma rebelião: a Revolta dos Sipaios.
Em uma luta desigual, a Inglaterra assumiu o governo da Índia por meio de um vice-rei; logo após, a rainha Vitória, da Inglaterra, foi proclamada imperatriz da Índia.
Os ingleses construíram um amplo sistema ferroviário e de comunicações, com os lucros obtidos da Índia.
b) Quando Marco Polo chegou à China, o império chinês era quase autossuficiente, e não se interessava pelos produtos ocidentais. Já os comerciantes europeus, tinham enorme interesse pela seda, pela porcelana e