Organizações Internacionais
As Organizações Internacionais são o resultado do aumento das relações internacionais e da necessidade de cooperação entre os Estados. Surgiram com a Ordem Internacional, em 1919, com o objetivo de criar mecanismos que impedissem e resolvessem conflitos que geraram a 1ª Guerra Mundial, vez que o sistema Westhfaliano era incapacitado para tanto, assim criou-se a Liga das Nações, a primeira organização internacional de caráter universal. Esta, a priori, teria a finalidade de manter a paz entre os Estados (paz mundial), entretanto, primordialmente, esta organização era uma forma dos países que ganharam a 1ª guerra se manterem no poder.
O problema é que a Liga não teve apoio suficiente, já que os Estados soberanos não lhe outorgaram poderes suficientes e ainda não contou com a participação dos EUA. Além de ter provocado um sentimento de vingança nos países vencidos, devido às sanções impostas à eles, a qual ocasionou desencadeio em uma 2ª guerra mundial.
Nesse contesto, a liga das Nações mostrou-se mal sucedida, uma vez que não conseguia cumprir com seu objetivo principal por não reprimir os embates mundiais. Diante disso, houve a necessidade de criação de Organização Internacional mais objetiva, que viesse suprir as demandas deixadas pela Liga das Nações afim de evitar outra guerra e que pudesse intervir nos conflitos entre países de maneira conciliatória, objetivando sempre a paz e a segurança coletiva, originando-se assim em 1945, com a Nova Ordem Internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) – criada pelos países vencedores da 2ª guerra.
A ONU, além do objetivo de manutenção da paz mundial, também regula a Ordem Econômica Internacional.
Entende-se por Organizações Internacionais, entidades criadas e compostas por Estados por meio de tratados, dotados de um aparelho institucional permanente e de personalidade jurídica própria, com o objetivo de tratar de interesses por meio de cooperação entre seus membros.