Organizações - Analise Organizacional
- Conceito
Organização é uma palavra originada do grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.
Com tantos conceitos semelhantes de organização, dois conceitos foram escolhidos para se destacarem nesse trabalho, o primeiro é o conceito desenvolvido por Cury, a partir da união de conceitos de autores diversos.
Segundo Cury (2000), a organização é: “um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”.
Já o segundo conceito vem de Meireles e Paixão (2003) que chegaram a seguinte conclusão sobre as organizações: “é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas).”
Meireles (2003) divide esse “artefato” complexo em cinco questões básicas:
O “quem” é o humanware – conjunto de pessoas requeridas pelo artefato.
.O “como” é o software – tecnologia procedimental, a maneira de fazer as coisas.
O “com o quê” é o