Administração
Sobre o Estruturalismo e a Teoria Estruturalista
O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa a análise interna de uma totalidade em seus elementos constitutivos, sua disposição, suas inter-relações.
O estruturalismo é um movimento predominantemente europeu. Tentou obter a interdisciplinariedade das ciências. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, e pretende ser uma síntese entre esta e a Teoria Clássica. Inspirou-se na abordagem de Max Weber e nos trabalhos de Karl Marx. Representa uma visão extremamente crítica da organização.
1. ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA
▪ A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra; ▪ A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais; ▪ A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações; ▪ Novo conceito de estrutura
2. A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES
▪ Para os estruturalistas a sociedade moderna é uma sociedade de organizações. ▪ O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas, para o das interações entre as organizações sociais.
As organizações
▪ A teoria estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações. ▪ As organizações são concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos. ▪ Os estruturalistas focalizam as organizações