Relatório de Experiencia: Medidas Físicas
1.
Objetivo
Apresentar ao aluno, instrumentos de medida de diferentes graus de precisão
(régua, paquímetro e micrômetro) e através de medições práticas realizadas, fazer com que o mesmo possa familiarizar-se com tais instrumentos além de fazer aplicações práticas de Teoria de Erros e Algarismos Significativos na obtenção e apresentação dos resultados obtidos.
2.
Introdução teórica
Para se realizar uma medição qualquer, dispomos hoje de vários instrumentos cada qual com sua escala, unidade de medida e precisão. De acordo com a situação encontrada, devemos determinar qual instrumento será utilizado de modo a fornecer os resultados mais adequados. Por exemplo, para medirmos uma mesa sem fins que necessitem de precisão, podemos utilizar uma trena, que fornecerá um resultado satisfatório para tal situação. Já não seria conveniente usar um micrômetro, por exemplo, para se fazer a mesma medição, pois este instrumento ofereceria uma precisão desnecessária além de que a medida final terá um grande erro agregado resultando da soma das muitas medidas parciais realizadas, uma vez que não é possível medir uma mesa com um micrômetro de uma só vez.
Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido á essa diferença, denominada erro, temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não apresentá-lo como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. Essa faixa é estipulada de acordo com as particularidades da situação em questão. Normalmente, ao realizarmos uma medida, o fabricante do instrumento já fornece os valores dessa faixa de erro e quando não, devemos considerar metade da menor unidade de medida do instrumento como sendo tal faixa.
3
Os experimentos realizados em laboratórios na maioria das vezes requerem