Organização
O que é um fluxograma? É a representação gráfica da definição, análise e solução de um problema na qual são empregados símbolos geométricos e notações simbólicas.
Onde podemos usar fluxogramas em uma empresa? * Em todos os processos de fabricação ou comercialização de um produto * Na prestação de um serviço * Em uma estratégia de marketing para divulgar um produto
Por que usar fluxogramas?
Os fluxogramas representam todas as etapas que compõem um processo completo e estão baseados no raciocínio lógico de execução de determinado processo de fabricação, procedimento operacional ou estratégias e ações que devem ser implementadas por um conjunto de pessoas.
Com a aplicação de um fluxograma em uma tarefa específica é possível visualizar todas as tarefas que não podem deixar de ser praticadas, bem como, em qual ordem correta devem ser praticadas.
Quando se desenha um fluxograma, é fácil identificar quais são as tarefas que não precisariam estar sendo executadas no processo estudado e fica simples identificar tarefas repetidas e que podem ser simplificadas.
Quais são os símbolos utilizados?
Com um conjunto pequeno de símbolos já é possível fazer um fluxograma totalmente funcional. Veja o modelo de fluxograma no final do artigo para ter uma ideia. * O símbolo oval significa o início ou o fim de um processo de fluxograma * O retângulo significa uma ação * O losango significa onde uma decisão precisa ser tomada * O círculo geralmente significa o final de uma página ou coluna e mostra que a continuação do fluxograma está em outra página ou coluna. * Triângulo de cabeça para baixo significa arquivamento temporário. * Triângulo normal arquivamento definitivo.
Como fazer um fluxograma?
Ao contrário do que se possa pensar, fazer um fluxograma é muito simples. Depois que você começar vai ficar viciado. Há cinco passos a seguir na elaboração de um fluxograma. * Escolher um processo específico